A 18 de Janeiro 2020, decorreu em Madrid o 5º Simpósio da “Sociedad de Acupuntura Medica de España” (SAME).
A Direção da SPMA, foi representado pela sua Vice-presidente, Dra. Maria Rosário Alonso. Participaram também os Presidentes das Sociedades de Acupunctura Médica Francesas e Belgas, respectivamente o Presidente Collège Français d´Acupuncture et Medicine Traditionale Chinoise ( CFA-MTC) – Dr Henri Truong Tan Trung e o Presidente da Associación Belge de Medicins Acupuncteurs ( ABMA – BVAA) – Dr Cuignet Olivier, que reportaram as realidades da Acupunctura Médica nos respectivos países.
A SAME destacou o panorama atual da Acupuntura Médica em Espanha, bem como as iniciativas médicas e judiciais disponibilizadas para a sua resolução. A SPMA focou o percurso da Acupuntura Médica em Portugal, desde 2001-2002 (datas de criação da SPMA e da Competência de Acupunctura Médica na Ordem dos Médicos) até aos dias de hoje, e as medidas decorrentes da necessidade de promover a Acupunctura Médica no seio da comunidade médica. De realce, a divulgação das atitudes concertadas pela SPMA e SAME que estiveram na génese da “Declaração de Lisboa”, documento recentemente publicado pela Ordem dos Médicos.
Num momento de mudança de direção da SAME, a SPMA reconhece e cumprimenta o Presidente cessante Dr Rafael Cobos, pela sua longa liderança da SAME, pela projeção conseguida da Acupunctura espanhola e em tempos hostis, pela sua incansável perseverança na defesa da Acupunctura Médica. Saúda o Dr Beltran Carrilho, na qualidade de Presidente actual da SAME, desejando-lhe as maiores felicidades na condução da SAME, reiterando o apoio a continuidade do trabalho em equipa SAME- SPMA na implementação da Acupunctura Médica na Peninsula Ibérica.